Ir al contenido principal

Unesco ratifica recomendação para a Promoção e Proteção de Museus e Coleções

Unesco ratifica recomendação para a Promoção e Proteção de Museus e Coleções

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, os delegados dos países membros da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ratificaram o projeto de Recomendação sobre a Promoção e  Proteção de Museus e Coleções, durante a 38ª Conferência Geral da Organização.
Em síntese, a Recomendação não vinculante chama a atenção dos Estados para a importância da proteção e da promoção dos museus e coleções, para que eles sejam parceiros no desenvolvimento sustentável por meio da preservação e proteção do patrimônio; da promoção da diversidade cultural; da transmissão de conhecimento científico e do desenvolvimento de políticas educacionais; da formação contínua; da coesão social; e do fomento a indústrias criativas e à economia do turismo.
O presidente do Programa Ibermuseus e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Carlos Roberto Brandão, participou da reunião de trabalho em representação do Ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira.
O projeto passou pela revisão e aprovação de representantes de 70 países em reunião realizada em Paris (França), em 27 e 28 de maio de 2015. María Cristina Díaz Velásquez, coordenadora do Programa Fortalecimiento de Museos, do Ministerio de Cultura da Colômbia e representante do Programa Ibermuseus no encontro, relatou que “a proposta liderada pela Ibero-América, por intermédio do Brasil, permitiu que a Recomendação incorpore, defina, proteja e promova tanto os museus como as entidades com coleções museográficas de vocação pública, reconhecendo, neste amplo sentido, processos de gestão do conhecimento, acesso ao público e inclusão social”.
A proposta surge no âmbito do Ibermuseus, quando em 2011, os membros do Comitê Intergovernamental iniciaram as discussões sobre a necessidade da construção de um instrumento normativo internacional sobre patrimônio museológico e coleções.

Entradas populares de este blog

UN BERRO POLA LINGUA GALEGA- MEMORIA LETRAS GALEGAS 2009

Botella Ao Mar Domingo, 17 de maio de 2009: Día das Letras Galegas        Horario de apertura: De 11:00 a 14:00 horas “ Un museo cheo de libros ”. Para conmemorar o Día das Letras Galegas dedicado este ano a Ramón Piñeiro, a persoa visitante poderá levar para a súa casa un libro en galego (ata fin de existencias), un agasallo escollido   entre os fondos editados polo Servizo de Publicacións da Deputación de Lugo.          Contacontos 12:00 h: O espectáculo da palabra ,   por Cándido Pazó          Visita guiada 16:00 h:   Visita guiada para os integrantes do grupo “ Museos e turismo, unha viaxe polos museos da Rede Museística da Deputación de Lugo ”        Luns, 18 de maio de 2009: Día Internacional dos Museos        Horario de apertura: De 11:00 a 14:00 h e de 17:00 a 20:00 h  ...

Juegos infantiles en un cuadro de Brueghel por Remedios Torres

Juegos infantiles en un cuadro de Brueghel por Remedios Torres A partir del cuadro de Pieter Brueghel titulado “Juegos de niños” podemos realizar innumerables actividades muy gratificantes porque el juego siempre motiva a nuestros niños y niñas. Y sobre todo trabajamos la coeducación analizando críticamente el cuadro. Esta actividad se está llevando no sólo en Educación Infantil sino también en Primaria, porque se trata de una experiencia que “atrapa” a quien la conoce. Y además es muy positiva porque además incluye juegos y canciones del folclore infantil andaluz. Ese material popular que se va perdiendo poco a poco y que si no lo recuperamos y ponemos en práctica dentro de nada será historia. Y como bien decía el Doctor Pourtois el Folclore es el alma de cualquier tribu, pueblo o nación. No perdamos una parte de Andalucía. Palabras clave Juegos Popular Andalucía Coeducación Reparto de tareas Canciones Cuento Adivinanzas Imaginación...